quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Homenzinho de Merda TM

Já faz um tempo que as lindas do Lugar de Mulher iniciaram a campanha contra uma patologia universal que parece tomar conta da vida de alguns amigões por aí: a síndrome do Homenzinho de Merda. Acreditamos na relevância dessa campanha, nos aliamos a ela, e desejamos propagar, cada vez mais, o entendimento sobre essa triste doença comportamental que se alastra, muitas vezes, pertinho de nós. 

Banner da Polly, Lugar de Mulher
Imprima, adesive, cole na face do Homenzinho de Merda mais próximo

Muitas gurias já tiveram ou têm relações com esse tipo de comportamento machola. Ele pode assumir variadas facetas mas, em boa medida, tem a ver com traços de machismo/patriarcado/sentimento de perda de privilégios. A Mari do Lugar de Mulher descreveu bastante bem a cultura do HM: 

Um homenzinho de merda é o cara que não vê separação entre flerte e assédio, que anula qualquer debate com “sua louca”, que impõe seu modus operandi como universal, um reizinho capaz de defecar pela boca na velocidade da luz. Mas eu nem preciso te dizer isso, né, certeza que tu já sabe EXATAMENTE o que é um homenzinho de merda, como ele se porta e, quiçá, onde vive. Infelizmente.

O HM tem, como principal característica, uma grande vontade de bombar a tua autoestima - visto que ele é um cara inseguro e de ego ferido, só se afirma quando te coloca pra baixo. O Homenzinho de Merda vai te chamar de louca e histérica nas discussões. Ele pode provocar situações em que tu começa a duvidar de ti mesma e do teu poder ou cria a ilusão de que tu deseja a opinião dele sobre ti. Tu vai arrumar teu cabelo bem bonito, por exemplo, e ele vai dizer que fica melhor de outro jeito. Vai dar um jeito de falar do teu corpo e das tuas escolhas. De certa maneira, a manipulação do HM serve pra atacar o empoderamento feminino: sutilmente ele pode fazer tu achar que precisa da validação masculina pra ser feliz. 

Ele fala mal de outras mulheres - forjando elogios a ti. Pratica sexo sozinho e nem lembra que existe orgasmo feminino. Tive um grande amigo HM, triste caso. Ele controlava de maneiras engraçadinhas até o que eu comia na frente dele, dando a entender que eu não podia fazer minhas próprias escolhas alimentares ou não podia escolher me amar e ser linda com minha barriguinha de chope. Ele age sutilmente pra poder se afirmar. E, não se engane, é ardiloso, fica difícil discutir com esse tipo, principalmente porque ele não discute, ele pratica Gaslighting. Pra vocês verem que isso não é brincadeira, tem até uma expressão pra nomear o comportamento.

Gaslight (1944) deu origem à expressão
O cara tentava bombar a sanidade da personagem da Ingrid Bergman

A Mari nos dá algumas dicas pra identificar esse fenômeno cultural e se livrar dele:


Gurias, queremos um mundo melhor. Nesse mundo melhor, nosso poder não será fragilizado. Se aparecer um Homenzinho de Merda, que ele vá tomar sorvete e se tratar em terapia. Segue firme tua luta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário