segunda-feira, 11 de maio de 2015

dad bod: mais um absurdo sexista

Estão dizendo por aí que tem uma nova moda para os homens: dad bod, ou dad body, corpo de pai, ou, ainda, corpo de tiozão. Abaixo temos uma perfeita demonstração visual do tal dad bod:



A pessoinha que "inventou" essa "moda" definiu esses caras assim: vão a academia de vez em quando, gostam de beber cerveja aos fins-de-semana e não dispensam comer oito fatias de pizza de uma vez. Essas foram as palavras traduzidas do texto de Mackenzie Pearson, uma estudante universitária de 19 anos.

Qual o problema disso? Bom, o problema não é o que isso diz sobre o corpo masculino, mas sobre o corpo feminino. Essa moda não surgiu agora, a Mackenzie só escreveu sobre isso recentemente, mas homens sempre puderam ter os seus dad bods e isso ser considerado bonito. Novamente, o problema não está no fato desse tipo de corpo ser considerado bonito, mas o que está sendo dito sobre ele em relação às mulheres.

Alguém já ouviu que é legal, sexy, tá na moda ter corpo de mãe? Nunca!! As mulheres recebem esse tipo de incentivinho aqui:



Tenha três filhos, mas continue SA-RA-DA e GOS-TO-SA! Nada de estrias, peles, dobras, gorduras, seios caídos. Olha essa mulher aí em cima, qual é a tua desculpa, hein, hein??

Agora, homem pode beber cerveja, comer pizza e exibir sua barriga e seus braços flácidos com muito orgulho! E ainda estar rodeado de mulheres magras que não saem da academia e não sabem o que é uma pizza!



O dad bod continua reforçando a desigualdade entre as expectativas e padrões de beleza para homens e para mulheres. Pra gente ver como isso já existia e já era ridículo, vamos pensar quantas comédias românticas tem casais em que o homem tem um dad bod e a mulher é magra/lisa/alta/branca??


tá, usei o Adam Sandler duas vezes... mas ele é um ótimo exemplo, porque além de dad bod, desculpa, gente, mas ele é um cara muito feio!



Vamos dar uma lida em uma das razões principais de Mackenzie gostar do tal dad bod: "Nós não queremos um cara que nos faça sentir inseguras com o nosso corpo. Nós já somos inseguras o suficiente. Nós não precisamos de um cara perfeitamente esculpido do nosso lado nos fazendo sentir pior." Olha que interessante, então ela mesma diz que a função desse carinha meio gordinho do lado da guria magra é fazer ela se sentir melhor. Ou seja, a mulher vai continuar buscando aquele tal padrão de magreza e beleza, vai continuar sendo insegura (afinal, somos todas inseguras segundo a visão reduzida de mundo de uma menina de 19 anos), mas ela vai ter o dad bod do lado dela fazendo ela parecer mais magra. Alguém tem coragem de dizer que isso não é problemático?

Um equivalente feminino do dad bod não apareceria nunca em revistas por aí, jamais seria um corpo midiaticamente desejado, nem por homens, nem por mulheres. Imagina se no lugar do Leonardo DiCaprio, fosse a namorada dele que tivesse aquela barriga:


Ele é sexy, ele é um homem maduro, ele tá na moda. Ela precisa continuar sendo suuuper magra, provavelmente não o acompanha nas muitas latas de cerveja e na alimentação precisa para se conseguir um redondo e flácido dad bod. Ela deve fazer academia, correr, fazer pilates e dieta detox. Se nessa foto a gente visse os corpos trocados, as notícias seria outras, do tipo: Leonardo DiCaprio namora uma gorda! DiCaprio fotografado na praia com mulher fora de forma!
Imagina o escândalo!!

Óbvio que não estou dizendo aqui que os caras precisam então abandonar seus dad bod e pirar nas academias. O problema é a exaltação desse corpo masculino e o continuo fat-shaming diante do corpo feminino.

Nenhum homem que carrega por aí seu dad bod precisa de aprovação em massa como está acontecendo. Ele já sabe que sua barriga de cerveja e seus braços moles não interferem em nada na sua vida, ele continua pegando minas lindas e magras que se acham gordas e feias. Isso não é uma moda, é mais um sintoma histórico do machismo, que faz as mulheres sempre acharem que são menos do que os homens, e estabelecerem comparações e nunca ficarem satisfeitas consigo mesmas.

Chega, sociedadzi, tanto sexismo tá dando nojo!


12 comentários:

  1. Moça, você disse tudo! Também estou cansada de tanto sexismo e exaltação de padrões de beleza, totalmente desnecessários. Fico até pensando como era no passado, onde essas coisas de corpo e magreza não eram importantes nas mulheres, e sim a fartura.
    Adoro os artigos desse blog, muito bem escritos e com um excelente conteúdo! Parabéns!
    :D

    ResponderExcluir
  2. Mulheres! Tenham o corpo que quiserem!

    ResponderExcluir
  3. Moça, gostei muito do seu texto, mas eu não tô tão certo que esse tipo de corpo seja tão aceito assim. Entendo que a pressão sobre vcs é gigantesca e incomparável, mas vou usar meu relato como exemplo:

    Tenho 20 anos, 1.80 de altura e 76kg, dois anos atrás eu tinha 68kg.

    Depois de ganhar esse peso, o que não faltou foi gente me falando "vc tá gordo", "e essa barriguinha aí eim?", "precisando bater uma bolinha, Lucas".

    Eu sempre fui de ficar sem camisa, especialmente em casa ou praticando esporte, mas depois de um tempo comecei a perceber que não me sentia mais à vontade, e que até pra jogar a tradicional peteca com meu pai na frente da minha casa eu colocava camisa.

    De vez em quando enquanto ando me pego puxando a barriga pra dentro sem nem mesmo perceber, daí relaxo ela e deixo no tamanho normal, pq não permito me acostumar com isso.

    Eu sei que os poucos kg que ganhei não influenciam em nada de maior importância, mas eles fizeram eu me sentir meio mal algumas vezes (mesmo eu estando longe do tipo de corpo que vcs mostraram no texto).

    Enfim, apesar de achar bem triste que vcs sofram tanto com essa pressão por serem magras, saradas etc, eu não sei se tá tão ok assim pra gente ter esse corpo.

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, tu viu alguma notícia sobre essa história de dad bod? A existência dessa expressão e o modo como se espalhou isso mostra que é, sim, muito aceitável esse tipo de corpo masculino.
      No entanto, isso não invalida qualquer tipo de sofrimento, constrangimentos com o corpo que homens podem ter. Com certeza um homem pode sofrer por engordar, sentir vergonha, se achar feio, ouvir merda de gente que acha que tem direito de comentar sobre o corpo alheio. A tua experiência individual está aí pra provar isso. Mas aqui no blog a gente tenta sempre fazer uma análise mais ampla, pensando no social e não em experiências individuais. Seria impossível abarcar em uma pequena crônica todos os tipos de coisas que diferentes homens e mulheres passam, pensamos então no social, nos estereótipos que circulam na mídia, nos discursos mais comuns e que, normalmente, são os mais opressores.

      Obrigada pela leitura e pelo comentário!

      Excluir
    2. De nada, ótimo texto! Me serviu demais...

      Excluir
  4. Moça, ta precisando ir lavar uma louça pra ocupar a cabeça, pq ta feio a coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mandar mulher lavar a louça pra ocupar a cabeça é uma atitude tão linda, tão aberta, tão não-machista, tão zero patriarcal.
      acho que é isso que faltava na minha vida, louça pra lavar. brigada, ominho.

      Excluir
  5. Eu ia falar que é outra tendência idiota da internet assim como foi aquele lambers algumas coisa, mas ja vem bem antes disso, a internet só exalta isso. Bom texto btw

    ResponderExcluir
  6. Lendo esse texto, só consegui pensar em como alguns homens idiotas pisam em mulheres que julgam ser inferiores a eles, inferiores por terem o chamado corpo normal e não ser aquele famoso estilo panicat/malhada.


    Ah outra coisa que me lembrei: o reboliço que foi quando apareceu fotos na praia do 007 Pierce Brosnan e sua esposa, zoaram muito a mulher por estar acima do peso, lembro de ler comentários de pessoas falando: como ele consegue estar tantos anos casado com essa Baranga baleia?!... É difícil de ver essas coisas e manter a sanidade rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela leitura, Amanda!

      Essa história da esposa do Pierce Brosnan é foda mesmo... Tem um texto bem legal sobre isso aqui: http://papodehomem.com.br/pierce-brosnan-e-gordofobia/

      Excluir
  7. Lendo esse texto, só consegui pensar em como alguns homens idiotas pisam em mulheres que julgam ser inferiores a eles, inferiores por terem o chamado corpo normal e não ser aquele famoso estilo panicat/malhada.


    Ah outra coisa que me lembrei: o reboliço que foi quando apareceu fotos na praia do 007 Pierce Brosnan e sua esposa, zoaram muito a mulher por estar acima do peso, lembro de ler comentários de pessoas falando: como ele consegue estar tantos anos casado com essa Baranga baleia?!... É difícil de ver essas coisas e manter a sanidade rs

    ResponderExcluir