sexta-feira, 3 de julho de 2015

estupro a serviço do conservadorismo

Quem é contra a redução da maioridade penal provavelmente ouviu essa semana: "queria ver se tua mãe/irmã/filha/tu mesma fosse estuprada por um menor!!". Lindos argumentos esses que desejam estupro e morte para nos fazer mudar de ideia. Mas olha o estupro aí, enchendo a boca de quem sempre disse que a mulher é que pediu e provocou. Agora não é mais a mulher a culpada, então, é o "de menor"?

Estupro vai pra lá e pra cá, sendo facilmente usado pra acusar quem o conservadorismo estiver afim no momento. Antes da PEC da maioridade penal, estupro era uma coisa que quase não existia, ou, como já disse o Bolsovomito, algo que certas mulheres merecem.



Existem estupradores menores de idade? Claro que existem! Mas sabe quem são eles? Os playboys que estupram mina em festa e colocam culpa no comprimento da saia dela depois. Tu acha que esses são os adolescentes que serão presos com a redução da maioridade penal? É claro que não! Esses aí vão continuar abusando da mulher que eles quiserem, sem nenhuma consequência e essas mulheres ainda vão passar a vida sem nem perceberem que foram, sim, estupradas e que não pediram. 

A revista Superinteressante lançou sua última edição com a seguinte capa:


O mais acobertado dos crimes é o estupro. Sabe porquê? Porque a maioria da galera ainda não sabe o que é estupro. Se a gente quiser se irritar um pouco, podemos ir lá na página do Facebook da revista e abrir os comentários dessa capa. Só tem omi questionando as estatísticas, achando que é muito dizer que uma em cada cinco mulheres será estuprada. Pra quem acha que estupro só acontece de noite com o carinha que fica escondido atrás da árvore, aí, realmente, parece muito. Mas a maioria dos estupros acontecem dentro de casa. Tenho certeza que a maioria das mulheres que eu conheço já foi ou vai ser estuprada pelo namorado/marido/peguete. Estupro é forçar sexo TODAS as vezes que a pessoa NÃO quiser, não importa se tu já transou com a mina 500 vezes, se depois de 500 vezes ela falar não e tu continuar, isso é estupro.

Pra quem não entende, tá tudo desenhado e cheio de metáforas fáceis aqui:








A vítima nunca pede por estupro. NUNCA!! Tipo, nunca! Sério, NUNCA. Nada na roupa, no jeito justifica o estupro. Quem tá errado é SEMPRE (sempre mesmo, tipo, sempre, sério, sempre) o estuprador.

Usar agora o estupro como justificativa para a redução da maioridade penal é golpe baixo, não é argumento, é sujeira, é burrice. Não se enganem, a redução da maioridade penal NÃO vai diminuir os casos de estupro (ou de violência, em geral). Quem vai ser preso são guris pobres, na sua maioria negros, que não são os machinhos escrotos responsáveis pela maioria dos casos de estupro no país.

A série Orange is the new black (SPOILERS!!) tratou de sexo e consentimento na última temporada mostrando um pouco mais da vida da personagem Dogget. Ela é uma mulher que passou a vida sem entender como funcionava essa história de consentimento e achando que sexo era ruim para a mulher, era algo que os homens queriam e as mulheres tinham que aguentar. Ela achava que toda vez que um cara dava alguma coisa pra ela, a sua obrigação era servir de escrava sexual dele. E ela ainda defendia os caras, dizia que ela provocava, que homens são assim mesmo, tem instinto e as mulheres é que precisam se cuidar. 


Infelizmente isso não é só coisa de série, olha quanta gente que pensa como ela:




Em qualquer caso de estupro, sempre tem alguém para perguntar sobre a roupa da vítima, ou se ela tinha bebido. Se o cara que estuprou for marido ou namorado, aí a maioria das pessoas nem cogita a possibilidade de ter sido estupro. Afinal, é coisa de casal, eles que se entendam, o cara ama ela:

fala do guarda da prisão durante o estupro

Deu pra entender o esquema? Depois de se aprovar a redução da maioridade penal, estupro vai voltar a ser culpa da mulher. Daqui a pouco pode ser usado pra culpar alguma outra pessoa, dependendo do que se está querendo provar. Portanto, repitam comigo:

- O ESTUPRO NUNCA É CULPA DA VÍTIMA
- REDUZIR A MAIORIDADE PENAL NÃO VAI DIMINUIR OS CASOS DE ESTUPRO

#nãoàredução
#reduçãonãoésolução

29 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida pessoa que resolveu tirar o dia para comentar absurdos em todos os textos deste blog,

      primeiro: trazer uma única experiência pessoal para deslegitimar um comportamento geral não faz sentido. Discussão social não se faz a partir de exceções.

      segundo: o relato que tu traz é beeeem mais complicado. Não se trata apenas de estupro, mas de colonização, racismo, pobreza, dominação. A gente teria que analisar várias outras coisas junto.

      terceiro: a mulher que relatou isso não pediu por estupro, não gostou de ser estuprada. Ela apenas analisou seu estupro de um ponto de vista social diferente, pensando em dominação do branco sobre o negro, do colonizador sobre o colonizado.

      continue com seus comentários, apenas pense um pouco antes de escrever.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. novamente: um único relato não desqualifica toda uma percepção e análise mais universal sobre estupro.

      outra coisa: não sei se eu entendi direito o que tu está propondo com o relato acima. Tu quer mostrar que a mulher que foi estuprada justificou o estupro e isso é ruim? Ela está errada? OU ela ter justificado quer dizer então que cada estupro é uma coisa? OU tu está irritada com o fato da mulher ser uma "esquerdinha" e ter usado o seu próprio estupro para justificar a sua ideologia?

      Como eu não sei o que tu quer dizer, eu nem sei te responder...

      O que posso dizer sobre isso é: esse relato que tu trouxe é específico, em um contexto de exceção. Isso faz dele único e envolvendo mais coisas do que apenas estupro. O contexto não invalida a violência, o machismo e a agressão de forma nenhuma, apenas movimento outras questões junto. Não posso julgar a forma com que a mulher analisou o próprio estupro, só ela sabe a experiência horrível que foi. De repente ela tem essa visão de "agradecer" a seu estuprador até como uma forma de se enganar, de minimizar pra si mesma o que aconteceu, para conseguir viver depois de tanta violência. A gente não tem como saber.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. a ideologia de esquerda dela só a faz pensar em outras formas de analisar o estupro, a levar em conta o contexto. Só isso, não é uma cegueira, não é uma justificativa do estupro, é apenas uma análise mais ampla, é reconhecer que cada ato de violência envolve muitas outras coisas que o ato em si. Isso é clareza social, não cegueira ou burrice.

      Acho que uma das motivações do estupro pode ter sido sim um ato de violência do homem negro diante da opressão do branco. Além de machismo e controle sobre o corpo feminino. Essas coisas podem vir juntas.

      Quem disse que a causa de todos os problemas é o patriarcado?
      Tu realmente acha que o patriarcado é "um monstro horrível criado para tirar o foco das pessoas"??? O patriarcado não é algo criado, é um conjunto de práticas que está há alguns anos sendo criticado pelo movimento feminista. O patriarcado não é uma coisa só, são várias práticas que mudam de uma cultura para a outra, mas que tem em comum a submissão e opressão da mulher.

      "Será que todos esses conceitos do feminismo e outras correntes de pensamento não são uma forma de prejudicar o sense critico das pessoas?" - que outras correntes?? Qualquer outra corrente?
      Olha, acho que tu está vendo as coisas um pouco ao contrário do que elas são. O feminismo e várias outras ideologias e lutas de minorias é justamente o que está tentando chamar a atenção das pessoas para que elas tenham mais senso crítico. Não é uma distração, é justamente o contrário, é tirar as pessoas do limbo do não-pensamento, da distração, da manipulação, e fazer a sociedade se dar conta de comportamentos racistas, machistas, preconceituosos em geral para que as pessoas possam viver com mais igualdade.

      " Uma forma de distração para não ver o que realmente está acontecendo, quando 1% da população detém 50% de toda riqueza produzida por exemplo?" - essa detenção de riqueza é justamente algo que faz parte do sistema patriarcal, por exemplo, algo que as feministas e "esquerdinhas" lutam contra. Como ideologias que lutam contra essa desigualdade social poderiam ser ideologias que estão distraindo as pessoas do que está realmente acontecendo??

      Quem financia ONGs feministas, ambientalistas e raciais?????

      Autocrítica é sim muito bom, sempre! Mas o que tu está dizendo não tem nada a ver com isso. Tu apresenta aqui uma teoria da conspiração ao avesso. Justamente quem luta contra alienação, manipulação é distração são as feministas e essas ideologias que tu critica.

      Que vídeo?

      Excluir
    3. Ok, assisti o vídeo.

      Olha, essa coisa é complicada, mas vou tentar dizer o que eu penso sobre...

      Qualquer luta de minoria sempre corre o risco de ser apropriada pela elite. O mesmo que foi dito no vídeo sobre a conquista do voto feminino pode ser dito sobre a libertação dos escravos, por exemplo. Chegou um certo ponto da evolução da economia que passou a ser mais barato ter um empregado do que um escravo, e por isso aconteceu a abolição da escravatura. Os ideais por trás disso foram horríveis, foi gente rica querendo ganhar mais dinheiro em cima das pessoas. Mesmo assim, a gente não vai dizer que libertar os escravos foi algo ruim, é óbvio que não. A mesma coisa com o voto feminino. Provavelmente um monte de corporações se beneficiou disso, até porque se fosse ruim para eles, dificilmente as mulheres teriam conquistado isso. Mas isso não é motivo para não acontecer.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. "Voce se considera oprimida e submetida a alguma coisa?"
      - Com certeza!!! É só ler mais alguns dos mais de 70 textos deste blog que tu entenderás como as mulheres (TODAS elas, ricas, pobres, negras, brancas, gordas, magras) sofrem opressão.
      Ontem mesmo eu saí pra correr num parque na frente da minha casa e tive que ir embora por causa da quantidade de homens me olhando, me violentando verbalmente, falando do meu corpo e me fazendo sentir ameaçada. Isso é um exemplo de opressão.
      Se eu saio de casa sem maquiagem alguém sempre pergunta se eu to bem. Isso não por preocupação comigo apenas, mas porque mulher sem maquiagem é uma mulher feia e doente.
      Esses são exemplos super básicos, mas a gente ainda pode falar sobre o papel da mulher como mãe, como quem deve cuidar da casa, como quem deve fazer sexo com o marido quando ele quiser etc.

      "o que eu estou vendo acontecer graças à essas ideologias que pegam as pessoas pelo emocional é a divisão ainda maior da sociedade, será que não existe outra forma de se conquistar justiça social?"
      - eu não sei que ideologias são essas que "pegam as pessoas pelo emocional".
      outra coisa: é muito comum isso que tu disse das ideologias de minoria estarem na verdade provocando mais segregação. O que acontece: enquanto ninguém fala de machismo, racismo, pobreza, tá tudo bem, entende? Enquanto a mulher passou anos quietinha apanhando do marido, teoricamente não existia violência doméstica, porque isso não era falado, não era documentado. Quando a mulher resolveu começar a falar que está apanhando e quer que isso pare, o que acontece?? Aparece a violência.
      Tenho um exemplo pessoal que acho uma boa metáfora pra isso: meus pais sempre se deram muito mal, brigaram a vida inteira. Mas sabe quando eles brigavam? Quando a minha mãe reclamava do jeito que era tratada. Quando a minha mãe ficava quieta, não tinha briga, eles pareciam felizes e meu pai achava que eles tinham um casamento perfeito. Entende a alegoria do que contei?

      Excluir
    7. "Quer dizer que não existem mulheres ricas ? "
      - claro que sim!! Mas, ainda, a maioria delas é rica graças a sistemas patriarcais.

      "O que eu vejo é que mais de 90% dos mendigos são homens"
      - isso é mesmo argumento de quando dizem que a maioria de mortes e vítimas de violência no mundo são homens, mas só as mulheres têm uma lei só pra elas.
      Claro que a maioria dos mendigos são homens. Assim como a maioria dos ricos e donos de empresa são homens também.
      Claro que a maioria das vítimas de violência são homens. Assim como a maioria que pratica violência são homens também.
      Isso tudo continua sendo práticas do patriarcado.
      Patriarcado não é homens ricos se dando bem e mulheres pobres. Até porque dentro do patriarcado ainda temos outros preconceitos sociais. Todas essas coisas andam juntas.

      Pode ser que várias ONGs por aí sejam financiadas por sei lá quem. Isso é sempre assim, como eu falei no comentário anterior. Em geral, grande parte das revoluções, das ideologias, das lutas das minorias, praticamente tudo tem uma mãozinha de alguma corporação ou entidades corruptas de governo. Isso é assim no sistema capitalista que vivemos. Todos querem se beneficiar do jeito que dá. Se o feminismo está sendo mais divulgado agora provavelmente é porque tem mais dinheiro rolando aí. Mas o que eu to tentando dizer é que isso não invalida o movimento. Feminismo ainda é direitos iguais para homens e mulheres. O resto que vem junto pode ser uma merda, mas não pode servir como argumento para invalidar um movimento que luta contra a violência contra a mulher, que luta pela libertação das mulheres. Feminismo é isso.
      E eu to aqui, lutando a favor do feminismo, fazendo palestras em escolas e não ganho nem um centavo por isso. Assim como eu têm muitas outras que não merecem ter seu trabalho árduo deslegitimado por causa de algumas pessoas interesseiras por aí.

      Cara, pode ter certeza que eu leio muito. Muito mesmo. Acho que pelo menos 10 horas do meu dia são dedicadas a leitura. Leitura de tudo que é coisa. E eu não disse em nenhum momento que eu "sou de esquerda", porque tem um monte de coisa que eu sou dependendo sobre o que a gente tiver falando.

      "como é que as organizações feministas financiadas pelos governos nacionais, ou que são departamentos dentro de um governo nacional, podem te qualquer legitimidade como um movimento social ( de baixo pra cima)? "
      - olha, movimentos sociais infelizmente já não tem legitimidade no mundo. Mas se tiverem o apoio de alguma empresa ou partido política, eles ganham legitimidade política e social. Então, azar, se por enquanto é assim que as coisas acontecem, que seja. Pelo menos vamos conseguir alguns benefícios para as minorias pelo caminho.
      Não ter nenhum apoio de empresa ou partido seria uma atitude mais anarquista, que eu gosto muito da ideia, mas não funciona ainda.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. "ai voce falar que a mulher é livre por causa do patriarcado,"
      - eu não disse que a mulher é livre, mas que ela pode ser rica por causa do patriarcado. Liberdade e riqueza são coisas bem diferentes.

      Eu não disse que os homens são mais violentos que as mulheres por natureza, bem capaz. Não acredito nessas características "naturais" de homem e mulher.
      Eu realmente não vou me dar o trabalho de procurar outros dados pra rebater os teus dados. Eu espero que tu tenha noção do que quanto foi absurda essa manipulação de números que tu fez aí.
      É óbvio que mais mulheres são mortas pelos seus parceiros, do que homens são mortos pelas suas parceiras, pelamordedeus. As mulheres é que apanham e são estupradas dentro de casa.
      Combinar números e porcentagens pode ser bem perigoso, a gente acaba achando que tem tudo provado pela ciência quando tá fazendo uma salada de estatísticas.
      Sério, é impossível essa lógica que tu fez, é impossível mais homens serem mortos pelas parceiras do que mulheres mortas pelos parceiros. IMPOSSÍVEL!!

      Peraí, tu comparou ir pra guerra com defender uma ideologia????
      São coisa muuuuuuito diferentes e eu vou acreditar na tua inteligência e pensar que tu sabe disso, né?

      "O feminismo ( que é do que estamos falando, mulher nao é minoria, nem classe social) tem apoio da ONU com campanha e atriz hollywoodiana fazendo discurso, qual beneficio ta faltando?"
      - o objetivo do feminismo não é apoio da ONU nem atriz hollywoodiana fazendo discurso! Os objetivos são muitos, não adianta nada ter apoio da ONU e ainda ter aborto ilegal, não adianta atriz sendo feminista quando a mulher ainda não pode nem escolher que tipo de parto ela quer ter. Não serve pra nada só discurso e fama dentro da mídia, o que queremos são mudanças concretas que permitam que a mulher tenha controle sobre o próprio corpo, a própria sexualidade, a própria carreira.

      Eu concordo: Não funciona ainda porque ELES não querem. Ok, então o que devemos fazer? Ficar de braços cruzados já que somos "controlados" por "eles"? Acho que tem muita coisa que se pode fazer e esse discurso de que tudo é controlado por alguém mais poderoso que está por trás só serve pra deslegitimar lutas, tirar qualquer pingo de esperança e ver a população como um bando de bonequinho controlado. Acho que há muito mais do que ser controlado nesse mundo, a gente ainda tem escolhas.

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. "Sinceramente, você deve se mudar desse lugar."
      - tu tá beeeem mal informado. TODOS os lugares são assim. Sério. Tu é homem, tu não consegue perceber isso. Qualquer lugar que qualquer mulher vai ela é vigiada, tem seu corpo visto como mercadoria, não tem controle sobre as roupas que quer usar. Eu não sei onde tu vive, mas como tu nunca ouviu falar nisso?? Tu nunca viu todas as campanhas sobre cantadas e violência urbana contra a mulher??

      " o que o feminismo atual diz é que o HOMEM com um sistema chamado patriarcado ou machismo é o unico responsavel por todas as mazelas da sociedade e a mulher e todos que nao se identificam como homem e branco sao vitimas massacradas."
      - pode ser que existam feministas que digam isso, mas esse é apenas um discurso e não a definição de feminismo.
      Jamais o homem vai ser o único culpado. Eu acho que nem faz sentido essa história de procurar culpados. O que se diz é: do jeito que a sociedade está estruturada (ou seja patriarcado, que é algo muito maior do que eu to vendo que tu entendeu) o homem se beneficia mais que a mulher de práticas machistas. Jamais o patriarcado vai ser o culpado por todas as mazelas da sociedade, isso seria uma burrice. Quem diz isso é quem não se dá conta de tantas outras coisas que existem junto com o patriarcado.
      Se tu procurar, vai ver que nesse blog mesmo tem textos criticando essa visão de quem não é homem branco é sempre coitado e massacrado. Essa não é uma visão feminista, mas um tipo de análise social que vê relações de poder como verticais e apenas opressoras. Aqui nós somos feministas foucaultianas, ou seja, relações de poder são muito mais maleáveis, possibilitam práticas de liberdade, e não existe essa história de uma classe que só domina e outra que é só oprimida.

      Excluir
    12. "o contrario tb se aplica, se vc ver as estatisticas que eu te falei, eu tenho uma tia que é uma onça hehehe oprime os filhos e o marido com seu temperamento, hj nem tanto mas antigamente sim, ela era violenta fisicamente, hoje ela só oprime o marido verbalmente."
      - acho que tu não entendeu meu exemplo. Eu não quis trazer uma história pessoal para mostrar como os homens são opressores. Isso não funciona, a gente vai ficar eternamente trazendo exemplos pessoais. A gente tem que sair do indivíduo e pensar no social. Eu só trouxe esse exemplo como metáfora: o casamento do meu pai e da minha mãe só parecia ruim quando a minha mãe reclamava, do contrário eles eram maridos e mulher perfeitos. Ou seja: só parece que há machismo quando a mulher reclama, se a mulher fica quieta e sociedade é perfeita. Entendeu?

      Tenho aqui um texto onde critico a entrevista com a Camille Paglia:
      http://eraumavezoutramulher.blogspot.com.br/2015/04/sobre-camille-paglia.html

      E aqui outro que fala sobre essa história de "dar pra dez caras":
      http://eraumavezoutramulher.blogspot.com.br/2015/01/a-invencao-da-liberdade-sexual-feminina.html

      Excluir
    13. e aqui um texto sobre correntes do feminismo que talvez esclareça essa história de algumas feministas que falam sobre o homem ser o culpado de tudo no mundo e as mulheres todas serem coitadinhas:

      http://eraumavezoutramulher.blogspot.com.br/2015/06/feminismos-para-alem-das-correntes.html

      Excluir
    14. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    15. meu queridoooo, para com essa história de "lado emocional". Não existe essa separação clara entre emocional e racional como tu tá tentando dizer aqui.
      Os dados que tu trouxe não provam nada, são manipulação de números. Sério, é assim que funciona pesquisa e porcentagem. A gente pode combinar dados e fazer o quiser e ainda parecer que tem o discurso racional da ciência do nosso lado. Não se engane com números, eles podem ser muito mais emocionais do que tu imagina.

      Primeiro link qualquer que eu achei no google já desmentiu teus números.
      http://www.compromissoeatitude.org.br/dados-e-estatisticas-sobre-violencia-contra-as-mulheres/
      Por isso que números não são assim tão exatos. Análise social de discurso é bem mais certeira e racional.

      "e a feminista descobre que nao tem patriarcado, "
      - eu acho que tu ainda não entendeu o que é patriarcado. Patriarcado não é um monte de homem malvado oprimindo as mulheres. Nossa, é muito mais complexo do que isso. Quando tu diz que não existe patriarcado, é a mesma coisa que tu dizer que não existe capitalismo, não existe governo, não existe sociedade. Entende? O patriarcado é um monte de coisa, não é uma coisa só concreta e palpável. Patriarcado é uma série de discursos e comportamentos que variam um pouco dependendo da cultura, da etnia e da classe social. Não tem nem porque dizer se existe ou não patriarcado, é muito mais produtivo a gente pensar especificamente em práticas de opressão, em relações de poder etc.

      "Minha prima teve"...
      - novamente com o exemplo pessoal. Eu conheço várias mulheres de tiveram partos horríveis, que foram violentadas física e verbalmente, que tiveram seus médicos mentindo pra elas só pra elas marcarem cesárea. Como eu já disse, exemplo pessoal não prova nada.

      Eu também acredito que ninguém tem que impor liberdade a ninguém. Não faço isso e o feminismo não é isso. Algumas feministas podem achar que tem que obrigar outras mulheres a serem "livres" ou se comportarem de certas formas, mas isso não é o feminismo, isso não me representa e isso é errado. Feminismo não quer impor liberdade, mas dar o conhecimento e a força necessários para que a mulher decida o que quer.

      Realmente o apoio da ONU não é o suficiente, infelizmente. Apoiar é uma coisa, agora mudança de leis é outra. O que precisamos são mudanças mais concretas, legislativas e de cunho ideológico.

      Excluir
    16. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    17. Infelizmente, Allan, a Ananda não tem como ganhar esse argumento.

      Isso porque os motivos pelos quais ela tá certa (todos, eu diria) são complexos demais pra tu entender.

      Fico triste por ela, por ti e por todos nós.

      Excluir
    18. "Com certeza, isso se aplica tambem ao feminismo ? "
      - whaaatt?? Isso se aplica a tudo, por isso que eu falei e defendi!

      "nao existe estudos nem entravista nem nada a respeito dos problemas dos homens na sociedade."
      - agora tu forçou o argumento!!! Não existe estudo de problemas dos homens justamente porque os homens não têm esses problemas!!! Os estudos sobre violência contra os homens são os estudos gerais sobre violência, porque homem não sofre violência por ser homem, mas por estar em posições de poder/risco/liderança. Mulher é que sofre violência de gênero. Entende a diferença??? Mulher morre por ser mulher, por ser considerada menor, vagabunda, sem direitos, sem controle do seu corpo. Homem morre porque foi pra guerra, porque é dono da boca de tráfico, porque tá em todo lugar mandando em tudo.

      Olha, não to entendendo essa tua insistência de dizer que patriarcado não existe. Não consigo mais te convencer do contrário porque a tua visão sobre sociedade é completamente diferente da minha. Se não existisse patriarcado não existia estupro, gordofobia, diferença de salários entre homens e mulheres, diferença de posição social entre homens e mulheres, mulher com obrigação de ser mãe etc. Se realmente não existisse patriarcado eu não precisaria estar aqui discutindo contigo para tentar colocar na tua cabecinha de ominho que, sim, eu como mulher sofro mais que tu.

      Meus exemplos pessoas foram metáforas. Acho que tu não alcançou meu nível de leitura.

      Existem muitos feminismo, óbvio. Como iria existir só um?? Cada ideologia, cada pensamento tem uma série de correntes. Isso é assim sempre, não seria diferente no feminismo. E isso não é um problema, é bem produtivo.

      "finalmente voce revelou o real proposito do feminismo,"
      - HAHAHAHHAHAAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHHHA!!!!!!!!!!!!!!! To rolando de rir!!!! Tu é uma dessas pessoas que acha que o feminismo tem um plano e um real propósito escondido!!!!! E de mudar a ideologia!!!! Tu também deve ser uma dessas pessoas que tem medo da palavra ideologia, que acha que ideologia é essa coisa dos comunistas vermelhos barbudos comedores de criancinhas gayzistas contra o cidadão de bem.
      Que mudança que eles querem?? Eu, como feminista, quero mudanças super bacanas pra todo mundo. Ou tu é um daqueles homens que acha que quando a mulher ganha direitos, tu acaba perdendo alguma coisa?? Quando alguém ganha um privilégio que tu sempre teve tu não perde nada, tu só passa a não ser mais o único que tem aquele privilégio. Será que é esse teu medo?? Compartilhar privilégios???

      Excluir
    19. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    20. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    21. eu ia fazer uma resposta elaborada como fiz até agora durante todas essas horas perdidas da minha vida achando que eu tava conversando com alguém um pouquinho inteligente, mas não vai rolar mais.

      Cara, homens e mulheres não sofrem pelos mesmos motivos.
      mulheres morrem e são violentadas por serem mulheres, sim.
      o patriarcado não é um unicórnio.
      eu não estou iludida.
      tu tá iludido.
      se tu não te acha privilegiado é porque tu não consegue sair de dentro do teu umbigo de homemzinho de merda e não enxerga o que tem na tua volta.
      mais empatia no teu cu. homem que vem fazer mimimi pra feminista e dizer que sofre é que não tem empatia. não tem empatia pra perceber que perpetua sofrimento e opressão, mas fica com medinho do feminismo, com medinho de perder a mulherzinha que lava as tuas cuecas.
      chega, tu não merece nem mais um segundo do meu tempo, um pingo da minha paciência (que é enoooormeeee), nem um pedacinho da minha inteligência.
      vai ser feliz com teus privilégios de ominho. só espero que as mulheres na tua volta se deem conta do quão escroto tu é.
      bj no cu.

      Excluir
    22. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa, não prestei atenção no nome e saí presumindo que tu era mulher, porque normalmente tem mais mulheres comentando aqui...

      Excluir