segunda-feira, 24 de agosto de 2015

não é sobre saúde

Não podemos negar que o movimento plus size tá lindo nos últimos tempos. Mais modelos, mais marcas de roupas, mais projetos fotográficos. Tudo para valorizar corpos de diferentes padrões (não é tudo tão lindo assim, como já discutimos aqui.) e tentar desmistificar o horror do corpo gordo. Ao mesmo tempo, é claro que os escrotos gordofóbicos aparecem mais também.

O maior problema pra mim não é nem quem quer falar das gordas e gordos os chamando de feios. O discursinho mais fajuto mesmo é o da saúde. Não há mimimi maior (tá, tem sim) do que o blá blá blá da saúde. Galerinha aí adora dizer que é saudável porque é magro e faz academia. Porque não come glúten, lactose, carboidrato, açúcar. Porque só compra legumes na feira orgânica. Existe uma busca por um "corpo saudável" extremamente relativo. Tem uma galera que busca "saúde", preparo físico e porcentagem de gordura de atleta, como se isso fosse o melhor PRA TODO MUNDO.

Não existe NENHUMA foto da Tess Holiday sem comentários mil sobre a preocupação com a saúde dela. Claro, tá todo mundo roendo as unhas de preocupação com o coração da Tess, com certeza. Esse papo de saúde é mais uma forma de controle dos corpos. Corpo que faz dieta restritiva e segue uma rotina exigente de exercícios é corpo disciplinado e comportado. A Tess é pura rebeldia e isso incomoda o corpo disciplinado.

Na semana passada eu descobri uma conta horrível no instagram: Project Harpoon. Felizmente, no mesmo dia em que eu descobri, ela foi desativada pela quantidade de denúncias. Bom, não adiantou, surgiu outra: Thinner Beauty Official. Alguém muito incomodado com a lindeza, o sucesso e o dinheiro das modelos plus size resolveu editar fotos no photoshop para torná-las mais magras e, assim, "provar" que elas ficam mais bonitas:


(a discussão do lado da foto tá ótima!)

A conta se diz "Pro-health and nothing else", ou seja, pró-saúde e nada mais. A gente sabe que não. Promover a magreza não é promover a saúde, mas sim o preconceito com pessoas gordas. Em especial mulheres, óbvio. Até tem uma foto perdida do Jack Black, mas é o único homem mesmo que aparece por lá.

Vamos rever alguns pontos pra quem ainda tem dúvida:
- magreza não é sinônimo de saúde
- gordos podem ser saudáveis
- ser saudável não é correr uma maratona e só comer frango grelhado

E o principal:
- por que tu te importa com a saúde dos gordinhos do mundo???

Será que esse discurso pró-saúde é realmente uma preocupação profunda, linda e altruísta com a saúde das pessoas? Por que ele é contra gordos? Podia ser contra magros que bebem! Podia ser contra fumantes! Podia ser contra carnívoros! Podia ser contra dietas restritivas que prejudicam o funcionamento do corpo! Podia ser contra tanta gente, mas é contra as modelos plus size lindas maravilhosas. 

Eu acompanho muitas blogueiras e modelos gordas. A maioria delas posta fotos fazendo exercícios e fala sobre a sua saúde o tempo todo, porque se sentem pressionadas a provarem que são saudáveis. E adianta? Claro que não! Na mesma hora surgem pessoas pra dizer que aquilo é fake ou pra julgar o tipo de exercício que a mulher escolheu fazer, dizendo que não seria o suficiente. Credo!

Então, gente chata que fica falando mal de gordo fingindo que tá preocupado com a saúde dele, vai arranjar outra coisa pra fazer! Vai dar uma caminhada na rua, em vez de dentro da academia e dos shoppings. Vai namorar. Vai ler um bom livro em vez de revista que te manda emagrecer e ter barriga negativa. A gente sabe que tu não tá perdendo o sono preocupado com a saúde da Tess, tu tá perdendo o sono por ter percebido que todo o teu sacrifício pra ser "bonito e saudável" não leva a nada e as modelos plus size esfregam isso na tua cara.


Quem quiser, por favor, denuncie esse conta de instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário