terça-feira, 11 de agosto de 2015

você não precisa ser bonita

Uma das primeiras coisas que a gente pensa quando resolve querer "aceitar" nosso corpo é pensar que ele é bonito do jeito que é. As campanhas todas por aí que falam sobre o corpo plus size dizem "ame suas curvas". 


Pode ser que esse pensamento nos ajude bastante, nos mostre que a gente pode ser bonita de qualquer jeito, nos faça gostar mais da hora de se vestir, se maquiar, se arrumar para sair. Talvez faça a gente olhar diferente para as nossas fotos e até postar um selfie se achando realmente bonita. Tudo isso é bem legal.

No entanto, acho que rola um problema: tu realmente te convence quando alguém diz que tu "pode ser bonita de qualquer jeito"? Eu não me convenço! E também não quero mesmo ser convencida disso. Eu quero ter o direito de me achar feia várias vezes sem isso ser um problema. É claro que a gente não pode ser bonita de qualquer jeito. "Ame suas curvas" exige ter curvas específicas, não é qualquer dobrinha no corpo que é uma curva. Com campanhas sobre "real (odeio essa palavra) beleza", o que é belo mudou um pouco, mas não muito, as opções de como ser bonita aumentaram um pouco só, mas ainda não inclui todo mundo, não. Então, não é todo mundo que pode ser bonita de qualquer jeito.

Quando a gente está passando por um processo de aceitação, de empoderamento e conhecimento de si, um desses passos é sim se achar bonita com suas curvas ou retas. Mas o que acontece quando a gente passa a ter que se esforçar todos os dias para ser bonita daquela "jeito qualquer específico"? Bom, o que vai acontecer é que a gente não vai se achar bonita sempre. Aí quando a gente não se acha bonita, a gente se sente culpada, porque se tu não te acha bonita, cabô empoderamento! Quem sou eu para valorizar a diversidade da beleza e ser feminista se eu me olho no espelho e não gosto do que vejo?

A questão é: tu não precisa ser bonita, tu não precisa se achar bonita. Se achar feia (e ser feia de acordo com os padrões sociais) e andar por aí bem faceira é uma super liberdade!



Aí vem um outro problema: ela não é bonita por fora, mas é maravilhosa por dentro! Ui, me dá um arrepio na espinha quando alguém fala isso! Muita gente fala, achando que tá sendo super legal, quando vê um casal formado por um cara bonito/magro/padrão e uma mulher gorda/feia/despadronizada que o cara tá com ela pelo que ela é, não pela aparência dela. Credo!!

Acho que essa é a grande crença da sociedade ocidental: a dicotomia entre aparência e essência! Gente, vamos superar o mito da caverna platônico! Não existe separação entre essência e aparência. Não existe pessoa bonita por dentro e feia por fora. A tua roupa, o teu corpo, o teu jeito de andar, falar, o tom da tua voz, a tua risada, as tuas opiniões, tudo isso é tua aparência e tua essência grudadinhas!

Ou seja, não ser bonita não significa que a gente tem que então compensar sendo inteligente, engraçada, bem sucedida. Quando a gente pensa isso é porque ainda tá vendo o mundo em torno do ser ou não ser bonita. Sou bonita, ah então tá ótimo! Sou feia, putz, então tenho que ler 10 livros por dia e ser muito inteligente! Não tem que nada, ninguém é obrigada.

Marcas de produto de beleza vão continuar falando sobre a busco pelo belo, afinal é isso que elas vendem. Falamos sobre isso num texto sobre a Dove. Não te engana com uma marca que fala em "real beleza". Essa é só mais um padronização. Tu dificilmente vai te encaixar aí, quase ninguém se encaixa.

olha quanta diversidade!!

Que bela ajuda essa que eu to dando aqui, hein, acabei com toda a (falsa) autoestima criada cuidadosamente pela Dove e pelas marcas de roupa plus size. É, tu realmente não pode ser bonita de qualquer jeito, infelizmente. Olhar para o teu corpo e querer ver nele beleza sempre não vai dar certo. Ver aquela foto horrorosa que tiraram de ti naquela dia que tu tava de ressaca e tentar achar beleza "real" ali não vai rolar. Sabe o que rola? Te libertar da beleza! Ninguém é obrigada a ser bonita, ninguém é obrigada a ver beleza em si mesma, ninguém é obrigada a se ajustar a padrões para fingir que é bonita de "qualquer jeito".

Te libertar da beleza não significa não cuidar de ti, mas te valorizar para além do "ame suas curvas", perceber o quanto a tua aparência e tua essência andam juntas e se manifestam em ti o tempo todo. Te liberta da beleza e te enche de ti mesma.


4 comentários:

  1. Não sou bonita. Não entro nos padrões comerciais de beleza. Sempre fui gordinha e diziam como ela é simpatica, alegre e feliz!!! Para compensar a feiura....odiava aquilo.

    ResponderExcluir