segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

10 atitudes machistas dentro de casa


Como muitas de nós já dividimos uma casa com um machista e já vivemos em situações abusivas, sem muitas vezes nos darmos conta, preparamos uma listinha que pode te ajudar a perceber como o machismo pode ser presente e sutil no cotidiano de quem divide um apto ou uma casa com uma pessoa machista.


1. Ele controla o quanto tu come
Isso é bem comum e nem sempre acontece explicitamente. Pequenos comentários como “nossa, tudo isso pra uma pessoa tão pequena” ou simplesmente apertar tua barriga, como quem faz um “carinho” tem a ver com controle do teu corpo. Esse controle passa por “desse jeito vai ficar baranga antes dos 30” até “tu devia fazer mais exercícios físicos, não acha?”. Conheço um cara que uma vez foi olhar na lixeira do apto quantas cascas de ovo a namorada tinha quebrado depois de ter feito o almoço pros dois. Dá pra acreditar? Não permita que ele emita qualquer opinião, gesto ou comentário sobre teu corpo, tua alimentação, tuas atividades físicas.


2. Só tu faz a comida básica
O cara machista geralmente é aquele que tem apenas um ou dois pratos que ele cozinha “como ninguém”. Isso se encaixa bastante no perfil do esquerdomacho desnecessário, aliás. Ele banca uma de supercozinheiro de lasanha ou de alguma gororoba, pra dizer que cozinha e divide as tarefas de casa, mas na maior parte dos outros dias, sobra pra mina fazer a comida que ele vai comer todos os dias (a mina pode ser a mãe, a irmã, a namorada). Conheci um cara que fazia o churrasco e carreteiro do churrasco – e só. O resto, não era com ele, afinal, pra quê empregada, néan? E mais: churrasco é a comida do ominho fazer – ele até lava a própria grelha e espetos - um escroto do bem! Cozinhar é maravilhoso e dividir isso com alguém é fundamental pra se conviver de um jeito bacana numa casa. Não vire a cozinheira de ninguém!

3. Ele não lava o banheiro
Isso é bem comum. O cara usa o banheiro direto, deixa tudo podre, mas quem lava o box e o vaso acaba sendo a mina (a mãe, a namorada, a colega de apto). Afinal, ele é tão desajeitado, nem sabe por onde começar, melhor a gente fazer, que aprendeu desde pequena sobre limpeza, néan? Chega de tornar as tarefas mais nojentas obrigações femininas. Isso é medieval, machista, escroto, triste. Não se coloque nessa posição. Levanta teus joelhos do chão do box e vai divar na rua: quem sujou, que limpe!


4. É tu que estabelece as regras de quem faz o que
Nos dias de limpeza geral, faxinão, é tu que tem que mandar o cara fazer tais ou quais tarefas: porque ele não sabe, não enxerga, não vê o que precisa ser feito pra limpar a casa que vocês dividem. Isso é machismo! Não é um dom da mulher perceber a sujeira e o cara simplesmente não “enxergar”. Não contribua pra que essa atitude se mantenha. Se tu divide uma casa com alguém, essa pessoa precisa conhecer suas próprias obrigações.

Esse LIXO aí em cima ajuda muito a manter atitudes MACHISTAS. As mães têm poderes de fazer o bolo de chocolate pro filhinho e usar o sabão em pó? ESCROTOS!

5. Ele não sabe usar produtos de limpeza
É muito comum caras não saberem pra que serve água sanitária ou desengordurante. Afinal, desde muito crianças a gente vê a publicidade toda associando sabão em pó, máquina de lavar e cheirinho de casa limpa à MULHER! Meninos não são socializados para a organização por mães e pais machistas. Mulher, melhore! Se o cara não sabe usar um produto de limpeza, tu sabe menos ainda. Existem rótulos explicativos e um pouco de experimentação – não ensine a limpeza como algo inato à mulher!

6. Ele "ajuda" em casa
Ajudar em casa é uma das formas mais machistas de se achar um cara legal, bacanão, feminista. Amigo, isso tá errado. Tu não “ajuda” uma mulher, simplesmente porque não é tarefa dela a responsabilidade doméstica. Ajudar alguém a fazer algo significa prestar socorro, dar assistência, auxiliar. A gente presta socorro quando alguém vive uma situação em que protagoniza. A mulher não é a protagonista e a rainha do lar. Medo! Minha nossa! Substitui tua rica ajuda por: vou aí criar vergonha na minha cara!


7. "Deixa que eu faço!"
Muitas mulheres afirmam que os caras não sabem limpar, cozinhar, organizar a casa do jeito "certo". Muitas mães correm e fazem logo, porque é mais rápido do que esperar a criatura lavar a louça ou estender a roupa do jeito "certo". Mulheres de minha vida, mães e namoradas, PAREM! Vários caras se baseiam nessa informação, de que logo alguém se irrita e acaba fazendo por eles. Ou, mesmo com boa intenção de dividir tarefas, muitos caras, por terem sido crias do machismo a vida toda, vão fazer as coisas lentamente ou ridiculamente. Que seja assim, então. Não faça nada do que não cabe a ti. Que ele lave a louça, dobre as cuecas ou estenda a roupa do jeito que for. E que aprenda, com a vida dando na cara, que quanto mais tempo uma roupa fica molhada dentro da máquina, mais ela mofa! Tu não é obrigada!
  
8. "Eu trabalho fora, então não preciso fazer nada em casa"
Conheci um cara que trabalhava fora a semana inteira e a namorada trabalhava em casa, também a semana inteira. Logo, ele se sentia livre pra não fazer absolutamente nada no lugar em que vivia. Afinal, ela que ficava em casa é que devia se responsabilizar por isso:SOZINHA! Amigas, não! 


9. Ele vai dizer que tu é bagunceira
Muitos caras se defendem das responsabilidades chamando as minas de bagunceiras, relaxadas e sujas também. Mulher: não permita que um cara te chame de suja, relaxada ou bagunceira. Não te autodestrói. Tua casa e escolhas são completamente tuas. O cara se eximir de responsabilidades porque considera que tu não tem nenhuma é apenas MACHISMO. 

10. Sou perfeito pra namorada, mas péssimo pra mãe!
Não adianta nada bancar o feminista e trabalhar incrivelmente na casa que se divide com a namorada, mas na casa da mãe não fazer nada. Ganhar comidinha servida da mãe, não lavar a louça depois do almoço, não arrumar a própria cama ou limpar o vaso do banheiro só demonstram uma coisa: teu machismo anda escondidinho e tu não é perfeito pra mulher nenhuma. Amigo, melhore! Minas de todas as idades e vidas: não permitam! É preciso mudar em todas as esferas da tua vida, se tu luta por um mundo mais igual e digno. 


*Todas as ilustrações desta postagem são de Alicia Varela/ Bárbara Alpuente.
**O texto se concentrou em atitudes machistas cometidas, em geral, por caras. Mas é importante ficar atenta aos próprios machismos que reafirmamos, pra nós, mulheres. 

7 comentários:

  1. realmente assim mesmo....já convivi com espécies assim e cometi alguns erros também. Grata por esse texto.

    ResponderExcluir
  2. Depois de nosso rápido encontro hj, me dei conta de que nunca mencionei que gosto muito dos teus textos (assim como dos da Ananda). Sempre pertinentes,e, sim, precisos, objetivos. Obrigada por enfrentar o processo e nos oferecer a escrita! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, querida!Adorei nosso encontro! Obrigada por ler e curtir os textos! Um grande beijo!

      Excluir
  3. nossa, realmente é assim!
    minha mãe faz tudo pra meu pai e pro meu irmão, frita ovo, lava cueca e bacia sanitária! e eles? acham que é obrigação dela, já que ""ela não trabalha msm, só fica. em casa""!
    independente se são meu sangue ou não, machistas são nojentos!
    o texto é ótimo, o mundo deveria ler! parabéns e muito sucesso... conheci o blog hj e já tô encantada!!
    disponibilize o widget seguidores, eu adoraria acompanhar!
    um beijo iluminado...

    www.cubourb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimo!

    O triste mesmo é quando seu pai praticamente ensina o filho muleque a ser machista. Ao invés de reaprender o menino que só fica jogando o dia todo para fazer as tarefas básicas de casa que ele mesmo sujou e não limpou/arrumou para jogar na cara de quando sua esposa e filha chega do trabalho para falar que a casa tava uma bagunça! Porra, espera a gente chegar cansada para ouvir um monte de blá blá blá machista e qdo rebatemos com um "pq não fala isso pra ele que estava o dia inteiro fazendo nada" ou "pq não fez você mesmo?" a gente recebe como resposta "pq você é mulher". Infelizmente isso tá dentro de casa e vem de quem a gente queria amar cada vez mais, porém só decepciona e entristece cada vez mais. Da vergonha de dizer que isso vem muitas vezes dos nossos pais.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto. Parabéns.
    As vezes a gente precisa ler essas coisas pra perceber que estamos vivendo situações que nos trazem desreipeito, frustração e infelicidade.

    ResponderExcluir