quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Por que caras mais velhos gostam de 9nhas?

Nos últimos tempos esse assunto voltou pro debate, principalmente porque o participante barba azul do BBB16, junto com a mídia fascista e a lei, oh a lei!, declarou que, juridicamente, não é pedofilia um cara de 50 anos se relacionar sexualmente com uma menina de 17. Ontem mesmo escrevemos aqui sobre o tema, que é, infelizmente, inesgotável. 



Ano passado a gente levantou uma questão que pareceu incomodar muitos machões, sobre o abuso praticado por certos professores de cursinho - e é importante enfatizar que, nos dois casos, o do barba azul e o dos professores que abusam de alunas, existe a boa e velha posição de privilégio. Um cara mais velho não simplesmente gosta de uma menina jovem, assim como uma adolescente não ama o seu professor sabidão de 40 anos - como se as relações afetivas não fossem completamente marcadas/mediadas por uma cultura extremamente machista, opressora e hierarquizante. Cultura que fetichiza crianças, objetifica adolescentes, escraviza e reduz mulheres. Essa cultura se propaga todos os dias em frases como estas, por exemplo:

"Se rolar beijo nem peço identidade."
"Mulher é igual música, só é boa quando é nova."
"Mulher e carro, quanto menos rodados melhor."
"Pegar pra criar."


A Mari do Lugar de Mulher deixou bem explícita que essa cultura da "9nha", a mesma do estupro e do abuso, para além do campo jurídico, precisa ser debatida, já que é amplamente difundida em sociedade:

"E, por isso mesmo, acho que merece ser debatido não como um caso solitário, uma exceção, mas como uma configuração cultural nociva em muitos aspectos. Porque além de adultos sexualizando, objetificando crianças e jovens, ainda tem esse aspecto hierárquico muito forte, já que diferença de idade pressupõe uma hierarquia social. Ou seja, muitos caras que fetichizam garotas, vêem nisso uma espécie de controle, como na expressão “pegar para criar. Vou deixar, aqui, pra meditação uma ideia sobre tudo isso: quem “parece” mais “uma mulher”, a menina de 14 ou a mulher de 60? E até que ponto isso tudo é realmente uma questão de liberdade sexual e não de imposição de padrões potencialmente terríveis?"


A imposição de vários padrões contribui para que essa cultura da "9nha", da fetichização de crianças, da objetificação de adolescentes, seja tão difundida e eficaz a ponto de ter gente (com um tanto de inocência) que acredita no amor, paixão, gosto, desejo, puro, simples e transparente entre um homem mais velho (com todos os seus privilégios) e uma adolescente (menor de idade, em formação). Por isso, achamos importante retomar alguns aspectos que podem fazer parte dos sentimentos mais "puros e verdadeiros" entre um homem mais velho e uma adolescente:

Posição de privilégio
Ser adulto, mais velho, ter elementos materiais que te colocam numa posição adulta é, socialmente, uma forma de produzir hierarquia frente a uma adolescente, em formação, definindo pra si, muito inicialmente, desejos, formas de ser e de agir, a partir de uma linguagem própria. Então, um cara mais velho, certamente, exerce uma posição privilegiada diante de uma menina de 14, 15, 16, 17 anos: por ser homem, por ser adulto, por ser "mais velho", por circular no mundo com uma posição bastante diferente de uma menina jovem que ainda não saiu de casa.

Manipulação, controle e dependência
Um homem de 50 anos já viveu muito mais, em tempo, que uma menina de 15 anos. "Mas ela é supermadura, sabe o que quer." Uma adolescente não sabe o que deseja (e isso é incomparável a dizer que nós, adultos, também não sabemos o que desejamos) porque está em formação. Se aos 20 já é difícil saber fazer escolhas na vida, aos 15 é bastante mais complexo em muitos sentidos. Pra muitos caras abusadores é mais fácil manipular, controlar e estabelecer uma relação de dependência com uma adolescente, que começou há pouco a produzir singularidades cada vez mais vinculadas ao social. 


"Pegar pra criar"
Muitos homens tem o fetiche da Lolita/Ninfeta. Existe um certo sadismo nesse fetiche, algo de bizarro e perverso em "marcar" ou "aniquilar", com a sua vida (escolhas, experiências, vivências) a vida de uma adolescente que começou a se produzir muito recentemente como um sujeito na história. Muitas vezes um adolescente deseja liberdade e independência, para além da família e da escola, que podem facilmente ser encontradas em uma relação com um cara mais velho. Isso nos parece um pouco perigoso, não acha?

Insegurança
Por tantas razões, das apontadas acima e de outras mil, caras mais velhos que gostam de "9nhas" são, em geral, bastante inseguros consigo: com a aparência, a potência, a inteligência, o trabalho e, principalmente, com as relações afetivas. Relacionar-se sexualmente com uma menina que jamais teve relações sexuais ou teve poucas parece um modo bastante eficaz (e triste, muito triste) de afirmar-se como homem numa sociedade altamente machista. 


Não estamos afirmando que todos os homens do mundo que se relacionam com mulheres mais jovens são abusadores. Até mesmo porque "abuso" pode ter mil significados, se manifestar de muitas formas. Minar a autoestima de uma menina pode ser uma forma de abuso, por exemplo, dá uma olhada aqui. Não são apenas os caras atrás da moita em uma rua escura que violentam mulheres - como também já insistimos por aqui. Vale, no entanto, não fechar os olhos pra uma cultura que normaliza esse tipo de relação e que usa a célebre e ignorante "natureza do homem" pra perpetuar violência, crimes sexuais, abuso de todo o tipo contra mulheres. 

4 comentários:

  1. Muito bacana o texto. Essa coisa da hierarquia é muito interessante e facilmente reconhecível nos casais de idade significativamente diferentes que conheço. As meninas vão se prendendo ali, dependendo cada vez mais. E me parecem mais suscetíveis aos abusos.

    https://maisumaovelhanegra.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!!!!
    Bem escrito e super explica os mecanismos dessa forma machista e patriarcal de controle!!!
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto!!!!
    Bem escrito e super explica os mecanismos dessa forma machista e patriarcal de controle!!!
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir