segunda-feira, 4 de julho de 2016

Game of Thrones e briga de bar

Eu e mais três amigos fomos ver o episódio final da 6ª temporada de Game of Thrones em um bar, tipo final de campeonato mesmo. A espera era tanta e o bar tão lotado, que tivemos que chegar 4h antes pra conseguir uma mesa próxima da tela. A gente só queria ver o episódio, tomar uns chopes e reinar com o Norte. Mas não foi bem isso o que aconteceu.

 Fogo vivo nos macho tudo.

Antes de começar, a televisão ficou ligada numa outra série da HBO, intitulada "O Negócio". Enquanto a gente conversava, ouvia de uma mesa com umas 15 pessoas, a maioria caras, piadinhas sexuais sobre uma mulher que aparecia nua na Tv - entre os gritos omísticos, exaltações permitidas, urros consonantais de ominhos reunidos e risadinhas tímidas das namoradas, que acompanhavam. 
Toda vez que a atriz aparecia, nua, eles gritavam e faziam Fiu-Fiu. TODA A VEZ. Nível 14 anos de idade, só que sem nenhum respeito. Os gritos escrotos dos ominhos começaram a ocupar o espaço, cada vez mais, a cada mulher que aparecia, a cada piadinha machista. As risadinhas e omisses só aumentavam e reduziam o espaço de todas as MULHERES que estavam no bar - em um nível que dá medo de levantar e ir ao banheiro, sem ouvir risinhos infames e abuso. 

Nudez explícita combina com fogo na geral. 

Foi quando decidi fazer uma intervenção básica, gritando "Esquerdomachos desnecessários" (a Simone de Beauvoir pode me ajudar) porque, além de todas as merdas que falavam, tavam se achando os filhos do Marx no bar. Foi como se tivesse jogado uma bomba de cocô nos caras. Eles não sabiam o que fazer a não ser, omisse. Desde mandar sair do bar até dizer que todo o esculacho anterior, sobre a nudez da atriz, era só uma "piadinha". Um deles teve a coagem de dizer que podia fazer piadinha, porque "minha namorada é feminista". HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...
Mas eles foram silenciados. Quietinhos. Estranho pra eles mesmo foi que, pela primeira vez na vida, certamente, tiveram que brigar com uma mulher num bar, que decidiu não ficar quieta. Viver na esfera da "brincadeirinha" que passa pelo abuso e constrangimento de várias mulheres não dá. Mesmo. Nem pra ver Game of Thrones. 

Mamacita fala, vagabundo senta. 
Peguei sua opinião, um, dois, pisei! 

Ah, mas tu foi ver Game of Thrones, num bar, série machista, quer o quê? Tava pedindo! Bom, eu não quero abuso. E se ainda houver dúvidas, a Rebeca Puig escreveu um texto maravilhoso, assino embaixo, que tá aqui. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário