segunda-feira, 21 de setembro de 2015

estudos comprovam que a ciência é machista

A gente está acostumado a falar ou ouvir dados científicos que comprovam uma certa opinião. Nada mais comum que trazer um dado do IBGE para provar aquilo que estamos tentando dizer. Mas será mesmo que é legal e tão objetivo/neutro assim um estudo científico?

Por quanto tempo as mulheres foram oprimidas por números, porcentagens, dados científicos mil que comprovavam o quanto elas tinham sei lá que parte do cérebro menos desenvolvida, ou dificuldade em matemática, dificuldade em lógica, dificuldade de dizer onde é esquerda e onde é direita?? Esses estudos existem, circulam e convencem com o poder esmagador da ciência!

Eu nunca uso estudos científicos numa discussão justamente por isso: eles não passam, em sua maioria, de opinião, de manipulação de dados, de combinação arbitrária de números. A gente pode comprovar muita coisa com números. Vamos ver um exemplo retirado de um comentário aqui do blog?


Peço desculpas pelo Allan, o comentador chato-louco-paranoico-burro oficial aqui do blog, ele escreve mal mesmo e fica difícil de entender o que ele está querendo dizer. Mas, de qualquer forma, vemos aqui um belo exemplo de como usar números para provar o que a gente quiser. O querido Allan aqui mostrou que o número de homens mortos pelas suas parceiras é maior que o número de mulheres mortas pelos seus parceiros. Claro, Allan. Teoricamente, se a gente colocar no papel e verificar, a conta do Allan está certa. O problema é essa combinação de dados, isso é aleatório, isso é arbitrário.

O Allan adora dados. Ele trouxe tantos pra nós. A maioria em vídeos chatos e cansativos que não vou colocar aqui e fazer todo mundo perder seu tempo. Mas olha só outra lógica perfeita amparada por porcentagem:


Segundo o Allan, já que a maioria da população é composta por mulheres, então as eleições, os empregos, as leis, tudo é aprovado pelas mulheres. Afinal, se elas quisessem mudar era só votar, certo? Essa lógica nos mostra que: a maioria da população é composta de mulheres, e a maioria da representação política é composta de homens, portanto, as mulheres querem ser representadas por homens. Lógica perfeita apoiada por números. Será que é assim mesmo que funciona o mundo, com porcentagem?

Estudos realmente comprovam tudo que é coisa (não só sobre homens e mulheres):







Sabe qual é o grande problema desses estudos? Eles passam a ideia de que existe algo biológico, natural, que faz com que homens e mulheres sejam de uma forma ou de outra. A pessoa lê que estudos comprovam que a mulher é mais organizada, e automaticamente a pessoinha pensa que tem algo lá no cérebro da mulher que faz ela ser tão cheia de habilidades de organização e limpeza. Mas a gente sabe o que faz com que a maioria das mulheres limpem e organizem melhor, né?? É o machismo, é claro! O machismo que faz as meninas brincarem com bonecas, fogões, vassouras! 

Um tempinho atrás, um cara entrou em contato comigo para elogiar um texto meu e pedir que eu postasse um infográfico que ele achou que tinha tudo a ver com o blog. O infográfico era sobre promiscuidade e mostrava, com base em dados científicos e constituição biológica do homem e da mulher cis, que homem é naturalmente promíscuo e mulher é naturalmente seletiva. Ahãn. O que isso mostra? Que mulheres devem ser comportadas, monogâmicas, desejarem a maternidade e casamento com um único homem a vida inteira. Só essas é que são mulheres de verdade. E, ainda, se o cara trair a mulher não foi culpa dele, ele é naturalmente assim. Isso ainda acaba validando estupro. Lindo infográfico, não sei como a pessoa achou que tinha algo a ver com o blog. Vamos analisar umas partes:


Então, desejo sexual relaciona-se SOMENTE com testosterona. Logo, homem cis tem mais desejo sexual porque tem mais testosterona. Ta-ran!! Apenas com um simples dado acabamos com o significado de desejo sexual, relacionamento e possibilidade da mulher cis querer ter múltiplos parceiros sexuais.


Por causa do número quase ilimitado de espermatozoides, os homens são ávidos competidores, lutam para ver quem terá mais mulheres. Não é porque eles são machistas, controladores que veem a mulher como mercadoria, capaz, é só biologia, gente. Já as mulheres têm só alguns óvulos então elas cuidam deles com muito carinho e passam a vida procurando o parceiro ideal que irá fecundar esse bem precioso que ela guarda dentro do seu útero com tanto amor e expectativa para ser mãe. Tudo que uma mulher quer é ser mãe, é isso que seu corpo manda. A preocupação da vida de uma mulher é com o número de óvulos que ela possui. A cada menstruação vem a depressão de não ter sido fecundada, então, quando a mulher chega perto dos 30 anos e já teve muitas menstruações sem gravidez, nossa, ela fica desesperada, ela só pensa em casar.

O infográfico inteiro mostra isso que descrevi. E nada disso é novidade, isso é a sociedade patriarcal, machista, controladora dos corpos femininos. Isso é a ciência do machismo.

Encontrei esse texto hoje, que foi um alívio no meio dos "estudos comprovam" que pesquisei. Retirei esse trecho:


Acho que a autora deixou tudo muito claro. Deu de determinismo biológico. Deu de pesquisa sobre homem e mulher que não leva em consideração socialização, relações homossexuais (como o infográfico citado) e pessoas trans.


Querida, é ciência mesmo. Mas é machismo também. 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de postura fortemente anticientífica, concordo em partes.

    ResponderExcluir
  3. o machismo tem base biologica e cientifica por obvio que deu certo

    ResponderExcluir