domingo, 28 de setembro de 2014

agora tudo é machismo

Sigo no facebook a página chamada “Quebrando o tabu” e me deparei com a seguinte notícia: Cosmonauta russa pioneira rebate pergunta 'machista' sobre penteado.
A mulher teve a inteligência de rebater rápido e com muita simplicidade e elegância a pergunta estúpida de um dos jornalistas, que achou que o mais apropriado para perguntar para uma astronauta que se preparou por oito anos para uma missão espacial que vai durar 6 meses era como ela ia manter o penteado no espaço. Sério?
A querida Yelena Serova perguntou de volta: Você não tem interesse no penteado dos meus colegas? Rá!

Até aí foi um momento lindo em que uma mulher rebateu um comentário machista. “Vencemos!”, pensei eu ingenuamente. O problema como sempre é ler os comentários desses páginas...


A galera tá lá seguindo uma página de protesto, que (atenção!!) se chama “Quebrando o tabu” e conseguem não entender do que se trata. Vão lá e vomitam merda:


A primeira pessoinha coitada concordou com a posição da página que chamava atenção para o quanto a pergunta foi machista. Os outros amores resolveram defender aquele ponto tão fácil que é dizer que “Agora tudo é machismo”, “Ah, não podemos dizer mais nada”, “Feministas mimimi”, e mais frases vazias e estúpidas. 


Usarei toda a minha paciência e vontade de mudar o mundo para analisar cada uma das coisas queridas escritas acima:

Oq? Perguntar como mantém o cabelo penteado é machismo? ... adeus Internet – sim, queridooo, é machismo! Ele fez a mesma pergunta para os homens? Não! Por que necessariamente tem a ver com uma mulher a preocupação com o penteado? Presumir que uma mulher se preocupa com isso acima de outras coisas apenas por ser mulher é machismo sim! E não dá adeus pra internet, não, de repente tu ainda aprende alguma coisa nessas páginas legais.

O cara perguntou uma coisa comum entre as mulheres: O corte de cabelo, cade o machismo? – Uma coisa comum entre as mulheres? Presumir que isso é algo comum entre as mulheres é o machismo, amado! Tem mulher que não se preocupa assim tanto com o cabelo e muuuuitos homens que se preocupam muito mais e essa ainda é uma análise bem rasinha da situação.

Não demora um “você está linda” se tornar frase machista – sabia que um “você está linda” pode ser bem machista, sim? O machismo está nessa liberdade que as pessoas sentem em falar que uma mulher é linda ou não, como se fosse pra isso que ela servisse. Como dizem as lindas do “Lugar de mulher”: “não sou teus bibelô”.

Que exagero! – Yelena não estava em uma entrevista para falar do seu cabelo, mas, assim como seus colegas de profissão homens, pra falar sobre a sua missão espacial. O fato de ter surgido na cabecinha de um jornalista que era apropriado perguntar sobre o cabelo dela num momento em que isso não interessava de forma nenhuma NÃO É EXAGERO.



Novamente os privilegiados mostrando seu medo de perder os já tão consolidados privilégios. “Agora tudo é machismo” é uma frase tão fácil de dizer, que não tem fundamento nenhum. Agora é machismo o que sempre foi machismo, a diferença é que tem mais pessoas apontando pra isso e esfregando na carinha da sociedade machista e heteronormativa. Livrem-se das suas visões distorcidas do que é ser mulher e do que se pode falar sobre mulher. Tu não pode falar o que tu quiser, tu não pode falar sobre o corpo de uma mulher simplesmente por ela existir, tu não pode presumir que mulher é assim ou assado. Não, amado, esses privilégios que tu tem violentam as mulheres e tu precisa parar. Não é exagero. O que é machista agora sempre foi machista.



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Doente mental,"privilegiados",uma pessoa fez uma pergunta sem ofensa alguma,machismo é se achar superior,agora vocês podem fazer qualquer tipo de pergunta e não são abertas a críticas,"sociedade machista e opressora",me poupe de suas falácias e sua expressão de misandria,quer igualdade trate os homens com seu devido respeito,a e tem mais para de se fazer de vítima,não existe essa de "sou oprimida"e o "opressor"não pode falae nada,que século vocês vivem,não devemos mesmo da atenção para narcisistas e perguntar sobre o cabelo,nem vocês tem direito de reclamar também dos homem,mimimi mesmo

    ResponderExcluir
  4. Que isso, em que mundo estamos, vão trabalhar e deixem de ser vitimistas. Tratem o homem com o respeito que querem serem tratadas para respeitarmos vocês feministas, OK??....

    ResponderExcluir