quarta-feira, 5 de novembro de 2014

projeto verão

Do meio para o fim do ano, algumas mulheres começam o maldito projeto verão. Começam os cálculos de quantos quilos emagrecer até chegar o momento de colocar o tão temido biquíni. Esse é o primeiro ano que eu não fiz isso. Será o verão que estarei mais gordinha em toda a minha vida. Me afastei tanto disso que tinha até esquecido do peso que é a aproximação do verão para certas mulheres. Lembrei ouvindo colegas de trabalho trocar ideias sobre os seus “projetos biquíni”. 

E aí o google me ajudou e refrescar mais ainda a minha memória:

Conhece a tal da carboxiterapia? Eu sim! Morri de dor por várias sessões pra tirar duas celulites! Tudo que uma mulher precisa!

Obrigada, querido anúncio, por me dizer que existe uma medida certa para o verão. Se as minhas medidas estão erradas, como poderei curtir o verão então?

Sim, porque quem não come hambúrguer ou bolo e não toma refrigerante automaticamente fica magra. É exatamente isso que diferencia magros de gordos, com certeza. 

Se alguém ainda não percebeu, vou esclarecer uma coisa: o tal do projeto verão só faz as mulheres infelizes. Grande maioria dessas que estão enlouquecidas fazendo dietas e muito exercício, mesmo assim não vão conseguir chegar no corpo ideal (porque ele não existe!!). Eu posso falar pelo que leio e converso com amigas e pela minha experiência própria. Eu passei a vida lutando contra meu peso, já fui mais gorda e já fui bem magra. E nessas fases magras, adivinha se eu tinha noção de que eu era magra? Claro que não, continuava me achando gorda, feia e proibida de usar biquíni no verão.

A pressão quando o verão está próximo é uma forma de gordofobia bem forte na sociedade, sentimento que é extremamente prejudicial. Não só ouvi minhas colegas de trabalho falando sobre as suas dietas e preparações para o verão, como também as minhas alunas de 13 anos! Meninas magras, com o corpo em desenvolvimento fazendo dietas malucas porque já se acham gordas, já se acham erradas, feias.



Ninguém precisa emagrecer para colocar um biquíni. O biquíni não vai sair correndo vendo as tuas gorduras. Se alguém olhar pra ti na praia com aquela cara de “que essa gorda tá fazendo aqui?”, manda um beijinho no ombro e curte teu verão bem segura e diva.

Eu já ouvi de pessoas conhecidas que gordos deveriam ser proibidos de irem à praia, porque “eu não sou obrigado e ficar vendo essas gorduras”. Pra essas criaturas que me disseram isso, respondo de volto: “eu não sou obrigada a ouvir a tua ignorância e preconceito”. Mais um beijinho no ombro.




Existem motivos bem legítimos para fazer uma dieta, mas usar um biquíni e poder curtir o verão não pode ser um deles.

Todos os corpos têm direito de tomar banho de mar, pegar sol, passear na praia, rolar na areia.



Ainda tá um pouco insegura? Existem tantos tipos de biquínis e maiôs lindos que podem te deixar se sentindo mais bonita e feliz. Eu, por exemplo, sempre odiei biquínis com partes de baixo pequenas e aí descobri os lindos biquínis de cintura alta!! Me sinto a Marilyn Monroe usando um desses! 


Partiu transformar o significado de projeto verão?

Meu projeto verão é:

- viajar com meus amigos e marido
- beber muita caipira bem gelada
- usar um biquíni retrô lindo
- descansar muito porque dar aula o ano todo quase me mata
- dormir até a hora que eu quiser
- mostrar minhas novas gorduras e estrias sem medo

Faz uma listinha linda do que é o teu projeto e seja feliz. Chega de te negar curtir uma estação do ano inteira porque as tuas medidas não são as corretas de acordo com padrões opressores.



4 comentários:

  1. Ótimo texto! Também sou professora e procuro questionar esses padrões com minhas alunas. Chega a época de passeios para parques aquáticos e elas começam a se queixar de seus corpos, porque são muito magros ou muito gordos, ou muito grandes ou muito pequenos. Digo a elas que não é isso que importa, que o que é importante e se aceitar, se amar e curtir a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      É muito importante trabalhar isso com alunas mesmo, pra ver se a gente consegue ajudá-las a serem mulheres mais seguras, não vítimas de padrões...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir